ACELERAÇÃO DE EQUIPES

  • scrumaceleradora

O desafio da seleção TECH

É indiscutível que processos de seleção no mercado de tecnologia têm sido um gargalo para muitas empresas. E não só porque a demanda pelos profissionais está acima do normal, mas também por falta de expertise na hora de selecionar.


O funil deve ser bem estruturado. O primeiro filtro é o mais importante, e deve ser realizado por alguém que domine as duas avaliações principais: comportamental (fit cultural) E técnica (mesmo que na teoria).


Atualmente as empresas que possuem um setor de RH já tem o processo de avaliação de fit cultural muito bem desenhado, e fica mais fácil para o recrutador fazer uma análise assertiva.


E para sair da teoria, desafios técnicos são muito eficientes, mas aplicá-los antes de uma pré aprovação é perda de tempo (porque alguém vai ter que corrigir todos), e uma forma garantida de perder bons prováveis candidatos.


Por isso o primeiro filtro também deve conter uma análise técnica não superficial, e quem está na linha de frente precisa ter domínio do assunto.


Profissionais da área estão em alta! Eles são abordados todos os dias por empresas diferentes, e não têm tanta fome de uma mudança de empresa. Se são sujeitados a um teste inicial, em que vão dispender tempo e esforço, muitos tendem a desanimar.


E não vale considerar que isso é falta de interesse pela sua empresa, porque não é! É só que eles não passaram por uma etapa de conversa cuidadosa, onde alguém explicou o porquê das suas habilidades serem condizentes com a vaga, deu os detalhes do desafio e contou sobre a empresa e o momento que ela está vivendo.


E é imprescindível que quem faça o primeiro contato já conheça esses detalhes e saiba expô-los com confiança e na mesma linguagem de quem está considerando a oportunidade.


A partir daí, não só o recrutador, mas a própria pessoa tem responsabilidade por entender se faz sentido ou não continuar para uma etapa mais criteriosa, que seria, por exemplo, um teste técnico complexo.


O mercado está apertado na busca por profissionais de tecnologia, mas foco, domínio do assunto e profissionalismo fazem muita diferença no sucesso quando for a hora de compor uma equipe de alta performance!


É aí que a contratação de uma empresa de consultoria especializada poderá ser fator determinante no crescimento de uma empresa, economizando tempo e potencializando acertos.


Adriana Caixeta

#scrumaceleraçãodeequipes #tecnologia #gestão #seleção #avaliação #dev #desenvolvedores #fitcultural

1 visualização